Juros Baixos, Planejamento Alto

Não podemos viver só de momento, é como andar na neblina, você só enxerga um passo à frente e torce pra em seguida não ter um precipício!  Não é aconselhável passar sua vida desse jeito. Nessa circunstância atual de juros baixos há uma onda de conselhos e produtos que se aproveitam dessa neblina. Sempre, mas principalmente nesses momentos, o Planejamento deve estar super robusto para ser o seu guia. Você tem um?

Entendendo o Ciclo da Economia e do Comportamento

Muito interessante ver matérias de como estava a situação econômica tempos atrás, 5 ou 10 anos, de tempos em tempos atrás, tanto faz. A lição importante é que o comportamento é tão cíclico como a economia.

Quando o juros estão altos dizem pra fazer tal coisa. Quando está baixo aquela outra coisa. Sempre igual…. Será que não está na hora de parar de ser conduzido e começar a conduzir sua vida? Esses conselhos do mercado e de especialistas em estatística não ajudam em nada quem constrói uma vida. Também sou cliente de bancos e do mercado além de acompanhar meus clientes. A quantidade de “conselhos” e material publicitário que somos bombardeados nessa época é impressionante. “A renda fixa morreu!”, “Venda tudo e aplique nisso ou naquilo”, “Você vai perder essa chance nesse momento?”.

Dá uma olhada nesse link de 5 anos atrás e vê que legal: 

https://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/os-melhores-e-piores-investimentos-de-2014/

Tríade dos Juros

Tem uma coisa básica em finanças pessoais mas muito pouco clara, conhecida ou mesmo lembrada nessa época: a tríade dos juros: Tempo, Valor ou Risco

Tempo, Valor ou Risco

Se fiz um plano de investimento para determinado objetivo, eu usei como base os juros do momento para me dar a rentabilidade e o tempo que vou alcançar esse determinado objetivo.

Passa o tempo e o conhecido Ciclo Econômico gira, juros que eram altos ficam baixos ou vice versa. Vou usar o exemplo do momento, juros baixos. O que acontece com meu plano?

Vou ter que abrir mão de uma dessas 3 coisas:

  • Tempo: se os juros baixaram, vou levar mais tempo para atingir meu objetivo sem mexer no valor investido e nem correr mais riscos
  • Valor: se os juros baixaram, vou precisar investir uma quantia maior para manter o prazo do meu objetivo sem correr mais riscos
  • Risco: se os juros baixaram, vou precisar correr mais risco porque não consigo investir mais dinheiro mas não quero abrir mão do prazo para meu objetivo

O problema é decidir qual é o melhor para meu plano dentro do meu planejamento de vida. Se não tenho um planejamento a coisa fica meio nebulosa de decidir.

Risco demasiado, recompensa injusta

É engraçado pensar em nossa fraca cultura de riscos como ninguém é punido por fazer você correr risco desnecessário ou acima do aceitável. Se teve sorte e obteve resultado, foi um visionário, master no assunto, super astuto na situação, inteligente. 

Mas caso contrário não acontece nada, o prejuízo é seu e boa. Para um planejamento de vida dosar o risco é fundamental para não comprometer sua qualidade de vida e seu objetivo além do normal além de não ser manipulado. Quem te falou que compensava correr aquele risco não vai perder nada.

E é muito intrigante estudar o comportamento humano pois uma das coisas é que somos avessos a risco por natureza. De um lado até podemos perder oportunidades boas por isso. Mas do outro lado, dependendo de como a situação nos é mostrada, aceitamos muito fácil.

Ambição ou Ganância?

Essa pergunta é muito importante porque ela pode refletir não só para dinheiro mas para qualquer nível que você esteja, para vários tipos de assunto e até mesmo seu comportamento padrão. 

O limite? A resposta pode estar no Planejamento! Se tenho um planejamento com objetivos claros e alinhados com minha vida e meu orçamento provavelmente estou buscando equilíbrio e testo meus limites para saber o quanto quero e o quanto me esforço. 

Se não tenho fico sempre querendo mais e mais, trabalho mais para pagar mais despesas, não dou conta do preço de vida que estou pagando e nunca é suficiente. 

Você pode ser presa fácil de “profissionais da ganância” que aproveitam dessa situação para uma imagem bem atraente e convincente de oportunidades que são ganância pura, mas disfarçadas de ambição.

Autoconfiança exagerada  ou “Vai assim mesmo”?

Quantas vezes você, só depois, sentiu que tomou uma decisão que precisava de mais dados e fatos para estar mais seguro do que fazer? Autoconfiança exagerada e ego podem até mascarar mas você no fundo sabe que usou muito a intuição, ignorou informações ou foi afoito. Existem padrões de comportamento que nos sabotam! Planejar a Vida em equilíbrio com seu dinheiro ajuda muito a evitar cair nessas ciladas.

A cultura do Crédito Fácil que temos no Brasil na maioria das vezes atrapalha. Você sabe o quanto de Cŕedito precisa mesmo? Sabe o conceito do Cŕedito? Dá para usar a favor, mas em geral não nos damos conta do quanto ele atua contra. Também pode ser como um vício de costume e nos deixar folgados em determinadas situações. Eu não apoio e não aconselho iniciativas de educação financeira isoladas e mal planejadas somente para encobrir campanhas e mais campanhas de acesso à crédito fácil para alavancar economia.

Planejamento Salva!

Foco e esforço são a matéria prima de qualquer objetivo. E é justamente isso que temos mais dificuldade de manter. Uma técnica para isso é saber Priorizar. Mas para priorizar você precisa entender e saber as partes para poder colocar na fila e ter uma visão do todo para fazer sentido.

Na equação dos juros compostos uma variável primordial é o tempo. Quanto mais você souber usá-lo a seu favor, maior as chances de atingir seus objetivos. Do tempo vem a palavra Frequência. Portanto a frequência pode ser mais importante que os juros e ela só vai ser atingida se tiver um planejamento claro que faça sentido e te dê forças para seguir nele.

Com isso o Planejamento vai ter ajudar a corrigir as rotas necessárias dos ciclos econômicos para manter a coerência dos seus objetivos.

Fique Bem de Vida !!!



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: