Planejamento Salva!

Entre seu orçamento e seus objetivos, o que tem no meio você toma conta? Você entende a sua relação com o dinheiro antes de sair aplicando em produtos? Consegue fazer uma análise honesta e sem mimimi de frustração de metas e objetivos? Sabe realmente dos riscos que pode estar correndo? Pois bem, Planejamento Salva de tudo isso e muito mais que talvez nem saiba que precisa.

Planejamento Salva sua Qualidade de Vida

O que é qualidade de vida para você? Você já parou de forma intencional para responder essa pergunta com um olhar realista? Cuidado porque nesse momento podem surgir sentimentos como frustração, ilusão, raiva, comodismo, soberba, etc.

Planejar para a vida é saber equacionar seu esforço com o que quer e daí direcionar suas atitudes e seu dinheiro da forma adequada

Todo mundo está muito ocupado, estressado e trabalhando muito. Mas também está priorizando seu tempo de forma não muito produtiva. Para ter sucesso no seu planejamento precisa saber onde colocar seu esforço e por isso é tão importante a visão do plano. De certa forma nos tornamos robotizados por só trabalhar e achar que tá bom assim.

Um ótimo exemplo disso é o que diz do Dr. Drauzio Varella no seu canal do Youtube. Ele relata que se incomodava com pessoas que chegavam no seu consultório e ele não tinha como ajudar pois descreviam uma carga diária insana que não sobrava tempo para se cuidar. Com o passar dos anos ele refletiu sobre essa situação e mudou radicalmente, hoje não se abala mais. Ele conclui que se a pessoa não faz a parte dela em saber priorizar seu tempo para algo primordial que é sua vida, ele como médico tem limites e não pode ajudar mesmo.

Por isso o monitoramento constante é vital e faz do verdadeiro planejamento um processo para a vida toda. Para um casal será que qualidade de vida não seria conseguir dialogar de forma produtiva, sem brigas ou desconforto? Autoconhecimento para parar de ficar patinando em padrões que repete? Conseguir viver de forma equilibrada com sua renda variável? O processo de planejamento de vida vai tratar de assuntos como esses e garantir que está no caminho para obter qualidade de vida e seu dinheiro sendo o vetor para isso.

Planejamento Salva seu Orçamento

Eu faço uma brincadeira quando começo a trabalhar com novos clientes. Digo que vou provar que eles não sabem para onde vai seu dinheiro. E comprovo isso na prática. A falta de conceito sobre o que é um orçamento, como fazer do jeito certo, com a estrutura certa e qual sua finalidade é que ratifica minha provocação. Não adianta só ficar pegando modelos na internet  ou seguindo gurus no Youtube.

Você sabia que conhecer seu orçamento de forma adequada pode te trazer mais ganhos que muitos investimentos?

Dinheiro por dinheiro não vai te levar a conquistar seus objetivos, isso representa falta de conhecimento ou autoconfiança demais e é muito explorado pelo marketing para te fazer acreditar o contrário.

Um orçamento estruturado, dentro do contexto de um planejamento focado em vida, passa a te dar informações vitais. Orçamento mostra seu comportamento consumidor que muitas vezes não enxergamos, ou fazemos que não. Essas informações é que vão dar a qualidade das suas tomadas de decisão. Se falhar na visão muito provavelmente vai falhar na decisão para onde o dinheiro deve ir. Aí fica mais difícil alcançar objetivos.

Planejamento Salva do Conflito de Interesses e Dicas Genéricas

A psicologia nos ensina muito bem que nosso cérebro trabalha para primeiro evitar a dor e segundo buscar prazer, com esta ordem de prioridade. Neste aspecto em matéria de vida e dinheiro em geral buscamos o conforto dos pólos: a ignorância e teimosia traz conforto por evitar o esforço de se adequar. A arrogância e autoconfiança traz o conforto da falsa certeza. Isso não acaba bem.

Nesse imbróglio todo surgem os conflitos de interesse que se aproveitam da sua situação. Sempre vai ter alguém para satisfazer sua certeza ou explorar sua ingenuidade e lucrar com isso.

Conflito de interesse existe quando há falta de visibilidade levando a um desequilíbrio entre o que uma parte ganha em relação à outra.

Mesmo raciocínio para a incessante busca por dicas, fórmulas e qualquer coisa que me mostre o fácil, rápido e indolor. Tentamos evitar dores ao entregar o volante para alguém guiar nossa vida. Inconscientemente se der errado não fui eu. Utopia total, queremos enganar a nós mesmos em muitas situações e desperdiçamos muita energia com isso.

Planejamento Salva da Falta de Luz no Fim do Túnel

Uma coisa que venho observando muito nas pessoas é um sentimento de falta de esperança e distanciamento do esforço necessário que a vida exige. “O Brasil não é para amadores” ouvi esses dias. Tudo isso pode trazer uma escuridão sobre nós mesmos e sobre o que devemos fazer. “O desespero não é um bom conselheiro” ouvi da Dra Vera Rita M. Ferreira, pioneira das pesquisas em psicologia econômica.

A facilidade e conforto tecnológicos somados a uma economia de consumo irracional causou uma lacuna com as leis da natureza. Para se ter o trigo tem que preparar o solo, semear, regar, cuidar, esperar crescer, colher, processar para virar farinha, embalar, transportar até que chegue em alguém que faça o pão. Não é só pedir pelo aplicativo! Mesmo modo de pensar para quem está super ocupado e diz que não tem tempo para planejar. A vida não é fácil pra ninguém, se não priorizar e ter tempo para seu planejamento de vida o resultado será sempre o mesmo e insatisfatório. Passar por cima deste entendimento pode estar afetando sua avaliação.

Planejamento ajuda a ver a realidade, externa e interna, para que possa avaliar melhor com alguém te ajudando a se manter isento. Desse modo arcar com as sombras que a suas escolhas possam ter provocado e as situações da vida que apareceram no seu caminho. Esse padrão será o início do caminho da luz no fim do túnel e, somado a atitudes te levarão a escolhas melhores que, independente do esforço, vão direcionar ao que almeja.

Fique Bem de Vida!!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: