Qual sua maior Dor em matéria de Finanças?

Vou contar a minha mas antes deixa eu provocar um pouco. Eu sempre pergunto às pessoas: “Pra que serve dinheiro?”. E obviamente cada uma traz uma resposta diferente mas que no geral está atrelada a um medo, uma dor que quer evitar, mesmo que suas palavras não tragam isso explícito. A minha maior dor era de não conseguir sobreviver de forma decente (nos meus critérios subconscientes de decente estabelecidos por minhas dores).

Nada de tão novo até aqui….

Eu e vocês trazemos uma herança de costumes, educação, traumas e tantas outras coisas. Isso faz parte do que nos compõem como pessoas e é responsável por nossas decisões, que vão refletir em como usamos nossas finanças. O famoso exemplo do Iceberg: 10% é a parte visível, o consciente, os outros 90% são a parte longe do alcance dos olhos, o subconsciente. Isso tem a ver com nos conhecer.

É a maneira como vive o presente que trará informações para uma avaliação de seu futuro. Como toma suas decisões, como gasta seu dinheiro, onde e como faz investimentos, como investe em sua saúde, como escolhe viver e se relacionar e como desenvolve seu nível de consciência (escrevi algo sobre isso, dá uma olhada aqui nesse texto. Isso tem a ver em conhecer o meio em que estamos inseridos, como a engrenagem funciona.

Novidade: uma fórmula!

Aceitar Escolhas  + Atitude = Esperança

Nossa dor pode ter base nas 3 estruturas cronológicas: passado, presente e futuro.

Vou analisar cada uma das partes dessa fórmula com dicas para lidar com cada uma delas.

Aceitar suas Escolhas tem a ver com o Passado:

  • Se está endividado porque não soube gastar, não soube poupar ou teve muitos imprevistos e emergências são fatos que terá que aceitar para se ver livre no presente. Ficar remoendo vergonha, remorso ou arrependimento é viver num ciclo de auto negação e vitimismo.
  • Se acha que podia estar melhor em melhores condições financeiras do que está hoje mas foi muito conservador, segue uma regra que aprendeu, teve medo ou a única vez que tentou algo diferente se deu mal, também precisa aceitar que fez o melhor que conhecia mas não deve desistir tão fácil. “Essa coisa de planejamento é pra quem tem muito dinheiro” é um pensamento irreal que serve mais pra te consolar.
  • Se acha que está bem, seu patrimônio só cresce e só quer dicas pra investir também precisa aceitar que humildade é um ótimo investimento, ganhos passados não garantem ganhos futuros e que o mundo muda muito rápido.

Atitude tem a ver com o Presente:

  • Atitude só se pronuncia no presente! Não existe atitude no passado e no futuro é intenção ou desejo;
  • É a única variável da fórmula que você ainda pode mudar para ter um resultado diferente;
  • Os desafios da vida você não controla mas as atitudes que dará como resposta a eles sim;
  • É o combustível que adapta seu presente ao futuro que deseja ou a um futuro melhor do que consiga enxergar;
  • É a mola para se ganhar mais Dinheiro! Eu trabalho muito a questão da Proatividade versus Reatividade para ensinar as pessoas como podem ganhar mais (fica o spoiler!)

Esperança tem a ver com o Futuro:

  • Quem não tem medo da falta de esperança? De um futuro difícil, incerto e que não complete seus objetivos? Portanto esperança é o resultado que trará qualidade de vida.
  • Se você é Médico, Dentista, Advogado, Profissional Liberal em geral, a sua esperança é ter um futuro equilibrado entre sua PF e sua PJ, o que muitas vezes não te prepararam da forma correta ou focado no melhor para sua vida, e você acaba negligenciando com o dia a dia.
  • Se você é Empreendedor, a esperança de ver seu negócio evoluindo mas entendendo que o empreendedor vem vem antes da empresa.
  • Se você é um Casal, a esperança de ter uma vida plena de viagens, carreira, casa ou apartamento, filhos bem encaminhados e uma aposentadoria que te permita liberdade financeira.

Conclusão

Independente de qual seja a sua maior dor em matéria de Finanças, ela pode ser solucionada com Atitude! Faça diferente!! Planejar é o melhor lugar para começar, mas não tão bom para parar por aí. A execução é fundamental para validar seu plano e trazer informações para correção de rota. Por isso é tão importante o acompanhamento e um erro achar que precisa de ajuda só para o Plano.

É na execução que acontecem as falhas em  todos os grandes projetos. Por isso Planejamento Financeiro Pessoal é planejar, executar e corrigir a rota num ciclo eterno. O objetivo é eliminar todas as dores que vão surgindo para sempre ter qualidade de vida e esperança. Dessa forma podemos traduzir a fórmula para a Vida da seguinte forma:

Não Fique Preso  + Planejamento =  Qualidade de Vida + $$

  • Não Fique Preso: à achismos, à velhos costumes, à opinião de massa, à pessoas que dizem te conhecer mas não conhecem, à informações rasas e generalistas, ao que é mais fácil.
  • Planejamento: procure o melhor, você sabe a importância do Planejamento de Vida e formas inteligentes de realizar os objetivos através do autoconhecimento aliado ao bom uso do dinheiro? Um trabalho isento, particularizado e independente?
  • Qualidade de Vida e $$: o quanto um interfere no outro? Tem um visão clara de como trabalhar com esses fatores ou vive reclamando?

E você, me conte qual sua maior dor em Finanças?? Ficou com alguma dúvida? Curiosidade? Tem outra opinião? Quer saber mais sobre Planejamento de Vida? Deixe seus comentários ou fale comigo, terei muito prazer em responder.

Fique Bem de Vida !!!

(créditos da imagem – Freepik: https://www.freepik.es/foto-gratis/retrato-de-hombre-cerca-de-portatil-sus-manos-cerrando-su-cara_1281137.htm)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: