Planejamento é saber usar sua Liberdade

Será que realmente eu estou no controle? Como seria a Vida sem os conceitos enlatados que todos somos inseridos? Vamos brincar neste artigo sobre uma visão de um mundo paralelo, uma realidade alternativa. É como se olhássemos nosso mundo atual sobre outro aspecto. Às vezes a visão sobre outro ângulo ajuda a enxergar melhor, como quando você encontra um sinônimo para uma palavra e faz todo sentido. E aí, se com esse novo olhar enxergarmos que não estamos no controle tanto assim?

E se não houvesse Aposentadoria?

Vamos supor um Brasil onde não houvesse o desconto do INSS que todos temos que contribuir. Não haveria mais aposentadoria do governo. Hoje quem é CLT ou concursado já é descontado em folha. Quem não é se programa para contribuir. O princípio aqui é o Estado recolher uma parte por mês para quando a pessoa atingir certa idade, e não conseguir gerar mais renda, ter algum sustento garantido.

O que aconteceria se não tivéssemos mais essa proteção? Vamos pensar no por que ela existe, e não vou aqui remontar a história ou aspectos sociológicos da aposentadoria, mas basicamente ela existe pois nascemos sobre o paradigma que não conseguimos tomar conta de nossas vidas. O Estado tem que proteger o cidadão.

Este fato causa uma ilusão na cabeça da maioria. Somos educados a confiar demais e conferir e agir de menos. Acreditamos que aquele desconto que vai para a aposentadoria, até mesmo da previdência privada, será magicamente suficiente para o que queremos quando chegar a época. Vejo muito na prática ao trabalhar com pessoas que ao chegarem no momento de pensar nisso descobrem que não é bem assim e tem que lidar com essa ingrata “surpresa”.

É nítido que isso não vem dando certo. Tudo bem que ajuda camadas mais necessitadas e até funcionou para uma geração. Mas foi por pouco tempo se formos analisar quando começou essa história. Mas a questão é que não vai mais funcionar num futuro próximo.

Nesse mundo paralelo as pessoas teriam que ter controle sobre suas vidas para formar sua aposentadoria. Engraçado é pensar como funcionava antes: ou não se aposentavam, trabalhavam até o fim, ou construíam seu estoque para viver depois. Simples! Mas isso aconteceria hoje? Qual o impacto dessa autonomia? Como seria feito? Não quero polemizar questões sociais eu apenas tenho uma ideia, leia até o fim.

E se não houvesse Férias?

Vamos supor um Brasil onde a lei não obrigasse o contratante a pagar ⅓ de férias para os contratados (e ainda por cima adiantar o salário do mês seguinte!). O que acontece é que a empresa tem que colocar esse custo quando negocia seu salário. Esse Brasil já existe para uma grande maioria que não é CLT ou concursado, para todos os profissionais liberais e empresários que não têm esse esquema.

O que acontece com essa segunda classe? Não tiram férias então? Nesse ponto a visão do mundo paralelo é bem mais real e fácil de enxergar. Se não tem autocontrole para formar as próprias férias, não têm férias.

E se para o camada CLT ou concursados não existisse a obrigatoriedade da lei, você aceitaria ganhar mais e não ter esse benefício forçado? Muita gente pode responder que não pois já nascemos com o conceito de alguém, o Estado no caso, fazer por mim caso contrário não consigo. A base é a incapacidade do cidadão em ter o controle da sua vida mascarado no conceito de benefício. Não temos cultura para isso, o Estado precisa intervir.

“Nem imagino um cenário alternativo desses, que horror!” alguns podem dizer. Mas no cenário atual, o que acontece? Pessoas que ainda não conhecem como funciona, e muitas que conhecem também, acabam gastando muito mais do que tem para as férias gerando dívidas ou comprometimento do orçamento nos meses seguintes. É uma boa? Funciona mesmo ou apenas nos acostumamos a isso?

E se não houvesse 13º Salário?

Vamos supor um Brasil onde a lei não obrigasse o pagamento de 13º salário. Novamente isso já existe para todos que não são CLT e concursados. Então esse povo já vive no mundo paralelo? Como conseguem? Coitadinhos….

Na verdade quem tem esse “benefício” não sabe que paga todo mês 1/12 do seu salário para a empresa ficar com seu dinheiro e formar o seu 13º salário. Novamente é alguém fazendo por você.

Mas como estamos apenas conjecturando neste artigo, e se não houvesse mais? Como faria? Mesma provocação: você aceitaria ganhar mais para ser responsável pela formação do seu 13º salário? O senso comum está certo que somos incapazes disso e precisamos de alguém tomando conta de nossas vidas.

Pois bem esse conforto pode gerar dependência e formar uma sociedade que realmente pode entregar muita liberdade para ter falsas regalias baseadas no princípio de proteção, de que sem ajuda não vai dar certo.

E esse mundo alternativo, que é bem real pra muita gente, tende a se tornar real nas futuras relações de trabalho. Qual será o impacto? Será que conseguiremos nos adaptar?

Planejamento é saber usar sua Liberdade!

Para todas essas visões alternativas, que ou já são ou tendem a ser bem reais, minha ideia é aumentar nossa cultura sobre Planejamento de Vida. Eu entendo que não é fácil mudar da noite para o dia, um passarinho preso na gaiola por muito tempo não sabe mais voar. Mas precisamos quebrar um ciclo de comportamentos que vem se mostrando não tão benéficos assim.

Dilema: temos um governo protecionista e ineficiente porque temos um povo com cultura fraca em planejamento ou temos uma cultura fraca em planejamento porque temos um governo protecionista e ineficiente??

Eu realmente acredito que a melhor mudança é quando a sociedade inicia o processo de mudança primeiro. A economia, mercado e governo vão ser o retrato dessa sociedade. Eu trabalho com isso na prática, vejo o quanto pessoas que começam a saber se planejar entendem melhor seu contexto e produzem melhores resultados para sua vida sabendo trabalhar melhor seu dinheiro para isso.

Fique Bem de Vida !!!




Um comentário em “Planejamento é saber usar sua Liberdade

Adicione o seu

Deixe um comentário

Blog no WordPress.com.

Acima ↑